quinta-feira, 21 de abril de 2011

Jacó/Israel

Jacó ou Jacob (em hebraico: יעקב, transl. Yaʿaqov, em árabe: يعقوب, transl. Yaʿqūb; no texto grego da Septuaginta: Ἰακώβ; traduzido como "aquele que segura pelo calcanhar"), também conhecido como Israel (em hebraico: יִשְׂרָאֵל, transl. Yisraʾel; em árabe: اسرائيل, transl. Isrāʾīl; no grego da Septuaginta: Ἰσραήλ; traduzido como "aquele que luta com Deus"), foi o terceiro patriarca da bíblia. Jacó era filho de Isaac e Rebeca, irmão gêmeo de Esaú e neto deAbraão. Sua história ocupa vinte e cinco capítulos do livro de Gênesis.[1]

Jacó teve doze filhos e uma filha de suas duas mulheres, Léia e Raquel, e de suas duas concubinas, Bila e Zilpa. Ele foi o antepassado das doze tribos de Israel. Seus filhos são Rúben, Simeão, Levi, Judá, , Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim e sua filha era Diná.


ESCADA DE JACÓ "Gênesis 28:11 Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. Gênesis 28:12 E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. " Pode ser erro de tradução, pois os anjos desciam do céu e retornavam a ele.


Referências

  1. Seu nascimento é descrito em Gênesis 25:19 e sua morte em Gênesis 50:13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...